Terminologias de enfermagem que mais usei em relatórios.

13 setembro, 2016

 
Oi gente tudo bem? O post de hoje é especialmente para todos que acompanham meus vídeos de enfermagem. Se é a primeira vez que esta visitando meu blog e faz algo relacionado a saúde, vem visitar o meu canal clicando AQUI. Quem já começou o curso sabe o tanto de terminologias que temos que estudar, são tantas que da até um livro, sabemos também da importância na hora dos relatórios de enfermagem. Durante meus estágios não usei todas e sempre tem aquelas que são mais usadas  ou aquelas que é bem importante saber a nível de conhecimento, então vim compartilhar com vocês os termos técnicos que mais usei, claro que isso só é uma base porque os termos vão de acordo com a situação do seu paciente/cliente. Então se quiserem a segunda parte só comentar. Não esta em ordem alfabética porque fui olhando meus relatórios e anotações. Então pega o caderno e vem anotar comigo.
 
Terminologias :

Edema: retenção de líquidos nos tecidos.
Anasarca: edema generalizado.
Sudorese: aumento da transpiração
Mialgia: dor muscular
Cefaléia: dor de cabeça
Hematoma: acumulo de sangue decorrente de um traumatismo
Blefarite: inflamação das pálpebras
Isocoria: pupilas de tamanho normal
Miose: pupilas contraídas
Midríase: pupilas dilatadas
Anisocoria: pupilas com diâmetros diferentes
Nistagmo: movimento involuntário do globo ocular
Epistaxe: sangramento nasal
Coriza: processo inflamatório com secreção nasal
Dislalia: dificuldade na articulação da palavra devido a problemas no aparelho fonador
Enxaqueca: cefaleia acompanhada de náuseas e problemas visuais
Hematêmese: vômito com sangue
Melena: fezes escuras decorrente de hemorragia
Fecaloma: fezes endurecidas
Diarréia: evacuação líquida e abundante
Tosse produtiva: tosse com secreção
Disfagia: dificuldade para deglutir
Polidipsia: aumento da necessidade de água
Sialorréia: aumento da secreção salivar
Náuseas: enjoo
Diurese: produção de urina
Anúria: ausência do volume urinário
Oligúria: diminuição do volume urinário
Poliúria: aumento do volume urinário
Disúria: dificuldade ou ardor para urinar
Hematúria: urina com sangue
Piúria: urina com pus
Flictema: bolha contendo liquido ou pus no seu interior
Normocardia: frequência cardíaca normal
Bradicardia: frequência cardíaca abaixo do normal
Taquicardia: frequência cardíaca acima do normal
Eupneia: respiração normal
Dispneia: dificuldade para respirar, respiração irregular
 


Como disse, a maioria dessas terminologias usei em relatórios e outras foi a nível de conhecimento que a professora usava e explicava. Espero muito que tenham gostado e se quer ver a segunda parte aqui no blog é só comentar.
Um super beijo!


Comentแrios
4 Comentแrios

4 comentários:

  1. Bom dia!!! Tem me ajudado muito.
    Sim ansiosa pela segunda parte.
    Que Deus te abençoe Fer Bjs *.*

    ResponderExcluir
  2. Também quero ver a segunda parte. Beijão Fer

    ResponderExcluir
  3. Quero ver segunda parte Fer...
    Vc ta mim ajudando muito

    ResponderExcluir
  4. Quero ver segunda parte Fer...
    Vc ta mim ajudando muito

    ResponderExcluir